A Associação de Melhoramentos, Cultural, Social e Desportiva de Azêvo, Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, fundada a 09/06/1995, iniciou a sua atividade com o objetivo de dar apoio à população envelhecida, no âmbito do sector da solidariedade social. Este objetivo veio colmatar as necessidades sentidas pela população da freguesia, visto que a mesma se encontrava distante da sede de concelho e envelhecida.
Neste sentido, juntou-se um grupo de amigos, sendo os mesmos os fundadores da instituição, do qual o atual presidente da direção integrava o grupo. A aquisição do terreno foi feita através de doação de dois dos fundadores, sendo o edifício construído de raiz com apoios do Município de Pinhel e outras entidades, permitindo que em 2001 fossem criadas/implementadas as respostas sociais de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Contudo, perante as necessidades em dar resposta institucional permanente e já que as instalações assim o permitiram, em 2004 criou-se a resposta social de Mini-Lar de Idosos com o total de 6 utentes.
Em 2009, a direção presidida por Francisco Sequeira, iniciou uma candidatura ao POPH, que consequentemente concretizou um sonho, em Agosto de 2013, com a inauguração da requalificação e ampliação do edifício anterior, proporcionando um aumento da capacidade para 24 utentes do Lar de Idosos e garantindo a continuidade da resposta social de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.
Segundo a direção a freguesia/concelho pode “contar com um lar de idosos moderno e acolhedor, onde utentes, famílias, funcionários e comunidade têm acesso a uma infraestrutura com recursos que vão permitir a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos nossos idosos”.
A Associação de Melhoramentos, Cultural, Social e Desportiva de Azêvo tem como visão promover as respostas sociais de forma sustentada, integrado numa rede de parceiros sociais. Ser modelo de referencia enquanto instituição, aproximando pessoas através da consolidação de afetos, do desenvolvimento humano e de valorização do individuo e da qualidade dos serviços prestados. Tem ainda como missão a prestação de cuidados individualizados e personalizados em meio institucional a indivíduos e famílias que, por motivo de doença, idade, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as suas atividades de vida diária.
Para o desenvolvimento do funcionamento das respostas sociais, a instituição conta com recursos humanos empenhados e diferenciados, compostos por técnico de Serviço Social, técnico de Animação Sociocultural, Enfermeiros, Médico, Contabilista, Encarregada de Serviços Gerais, Ajudantes de Acão Direta, Auxiliares de Serviços Gerais e motorista. O papel da instituição e os recursos humanos alargados dinamizam a freguesia e promove que a mesma seja “descoberta”.
Contudo, o trabalho da instituição não fica apenas pela solidariedade social, a associação também tem como objetivo o apoio à infância e juventude, à família e à integração social e comunitária, a promoção de atividades desportivas, iniciativas recreativas, culturais e etnográficas e entre outras previstas em estatutos. A associação cria anualmente o plano de atividades, promovendo aos seus sócios e comunidade em geral, atividades recreativas e culturais, desenvolvendo passeios de BTT e TT, apoio na participação na Pinheliadas, convívio de pesca desportiva, caminhadas, apoio em atividades desportivas e outros.
O desenvolvimento da associação deve-se ao apoio do Município de Pinhel, do Centro Distrital da Segurança Social da Guarda e das entidades da freguesia, sem o apoio dos diversos parceiros não seria possível o funcionamento e o desenvolvimento de novos projetos.
O presidente da direção tem como missão, “dar e levar o nome da instituição para lá do nosso concelho e demonstrar todo o trabalho que envolve esta instituição”.